Conheça as 6 funcionalidades indispensáveis que um sistema para restaurante deve ter
Esse é o momento de definir suas escolhas com base nas características que cada sistema tem para oferecer. Isso ajuda a classificar os recursos que a ferramenta “deve ter” para “seria bom ter, mas não é necessário”, pois essa definição é o que colabora para determinar o melhor sistema em geral para suas necessidades.
Portanto, o objetivo é encontrar uma solução que inclua todas as funções específicas para o seu restaurante. Para tanto, aproveite e use seguinte lista de verificação que ajudará você a determinar os recursos que são mais importantes.
1° Integrar com aplicativos delivery
Está cada vez mais difícil de achar alguém que ao menos uma vez não tenha consumido através de aplicativos delivery.
Em uma pesquisa realizada pelo Instituto Qualibest, 81% dos internautas já encomendaram ou contrataram algum tipo de serviço/produto através dessas ferramentas. Gastando em média R$ 38,00 por pessoa/refeição.
Segundo a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes ( ABRASEL), em 2019 o delivery no Brasil faturou R$ 15 bilhões, um aumento de 20% em relação a 2018. A expectativa é que em 2020 chegue aos R$ 18 bilhões.

“O delivery não substitui a ida ao restaurante, substitui o preparo dos alimentos em casa. Essa mudança desvia mais recursos da compra de alimentos in natura do que a ida ao restaurante” Fonte
Há donos de restaurante que não gostam do delivery por causa do preço das taxas cobradas, porém, não dá para negar que a visibilidade que eles dão as empresas cadastradas é imensa.
Eu mesma já conheci alguns restaurantes por meio de apps de delivery que sequer sabia da sua existência. A experiência foi tão boa que fui visitá-los pessoalmente.
2° Gerenciar estoque com suporte a controle de insumo
Por exemplo, seu restaurante funciona também como pizzaria que usa diferentes ingredientes para cada pizza. Será preciso que o sistema tenha capacidade de rastrear inventário para cada ingrediente que leva na pizza?
Algumas soluções oferecem gerenciamento de estoque em tempo real, que informa quando é hora de fazer um pedido e mantém a conta daquilo que você mais usa.
Além dessas funcionalidades que você deve checar sua demanda antes de adquirir um sistema para restaurante, é importante verificar também se:
- a ferramenta conta com abertura para novas implementações, pois quem evolui o sistema é o próprio cliente;
- você precisa que seus garçons façam pedidos através de tablets ou smartphones;
- é importante a capacidade de imprimir na cozinha;
- você quer vender itens por peso, com balança integrada;
- existem outros requisitos que você gostaria de adicionar.
A verdade é que todos os negócios são únicos, portanto certifique-se de fazer referência à sua lista de funcionalidades indispensáveis em um sistema fiscal para restaurantes que serão personalizadas especificamente para o seu caso.
3° Cardápio digital
O cardápio digital torna suas vendas mais eficientes, por isso ele não pode faltar, é obrigatório? Não! Mas é indispensável para:
- Agilizar a operação;
- impulsionar as vendas;
- proporcionar rapidez e facilitar o processo de escolha do cliente;
- facilitar a atualização do cardápio;
- atender clientes estrangeiros, pois em alguns oferecem a opção de outros idiomas.
Além de reduzir custos com materiais impressos, com o cardápio eletrônico você encanta os seus consumidores através de fotos que estimulem ainda mais o desejo de consumo.
4° Relatórios gerenciais
O conhecimento é a melhor estratégia. João Appolinário
Como tomar decisões assertivas sem ter acesso aos dados do seu negócio? Baseado em achismos?
Segundo Martin Lindstrom, autor do livro “ A lógica do consumo” , “ o que as pessoas dizem que fazem e o que elas realmente fazem são duas coisas diferentes”.
Assim, se bem elaborados e com os indicadores corretos, os relatórios lhe ajudam a conhecer o comportamento de consumo do cliente em seu food service e compreender a performance da sua empresa em um determinado período.
Dica: Otimize a análise de dados do seu food service com relatórios gerenciais
5° Compatibilidade com as normas fiscais
Todo e qualquer sistema para restaurante, independente do valor precisa ser compatível as normas fiscais estabelecidas pelos órgãos competentes. Essa é a primeira pergunta que você precisa fazer, se não tiver, nem perca seu tempo, descarte logo.
– Ah, mas o sistema tem tudo que eu preciso, o fornecedor disse que as normas fiscais são apenas um detalhe!
Quero ver você dizer que é só um detalhe quando vierem as dores de cabeça, multas, apreensão de mercadorias e outras penalidades legais por não estar devidamente regularizado. Por isso, não aceite um software irregular nem de graça,não vale a pena.
Por fim, observe também se a empresa fornecedora do programa busca atualizá-lo constantemente junto aos órgãos competentes, especialmente junto a Secretaria da Fazenda (SEFAZ).
6° Veja se o sistema consegue trabalhar em um ambiente misto
O atendimento misto são diferentes tipos de atendimento no segmento de alimentação. Quais são eles?
- Atendimento direto ou venda/balcão;
- atendimento por comanda, que pode ser em mesa, por cartão de consumo ou por uma comanda de papel;
- delivery;
- atendimento por encomenda;
- self- service, produtos de peso e balança;
- à la carte.
Um bom sistema favorece que todos os tipos de atendimento operem simultaneamente, ele se adéqua ao cenário do cliente.